quinta-feira, 20 de maio de 2010

Gesso

1 - GESSO

O gesso é conhecido a mais de 9000 anos , é uma substância, normalmente vendida na forma de um pó branco, produzida a partir do mineral gipsita (também denominada gesso), composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado. Quando a gipsita é esmagada e calcinada, ela perde água, formando o gesso.

É produzido através de um processo de esmagamento e calcinação do "gypsum" (rocha sedimentaria), transformado em pó branco que misturado com agua endurece rapidamente.
Existem muitas variedades de gesso, cada uma adaptada a uma função de determinado trabalho:
ceramista, fundidor, decorador, dentista, etc.

Seca em pouco tempo, adquirindo sua forma definitiva em 8 a 12 minutos, é usado também para fundir molduras, na modelagem e fixação de placas para forro.

O gesso não é só bonito e barato, mas peças confeccionadas com este material apresentam bom isolamento térmico e acústico, além de manter equilibrada a umidade do ar em áreas fechadas, devido à sua facilidade em absorver água.
O critério para utilização de um tipo de gesso é dependente de seu uso e, como conseqüência, das propriedades físicas que esta aplicação em particular irá exigir.

1.1 - Como endurecer o Gesso ?

  • Figura 1: mistura inicial do sulfato de cálcio hemidratado e água .Remover formatação da seleção

  • Figura 2: a reação com a água começa, e o precipitado de sulfato de cálcio dehidratado forma os núcleos de cristalização.
  • Figura 3: pode-se observar o início do crescimento de cristais a partir dos núcleos.
  • Figura 4: os cristais de sulfato de cálcio dehidratado já estão bem crescidos. Para o crescimento dos cristais de sulfato de cálcio dehidratado, a mistura consome água. O crescimento dos cristais e absorção d’água tornam a mistura viscosa.


  • Figura 5: os cristais já se tocam e podemos dizer que aqui é o momento de pega inicial. Na prática é aqui que a mistura perde o brilho superficial devida a absorção d’água na formação do dehidratado. E após estes procedimentos, todos cristais estão entrelaçados formando um corpo sólido.

1.2 Utilização do Gesso

Apesar de endurecer muito rapidamente o gesso permite que você o esculpa depois de rígido. Onde com uma ponta de faca, ou qualquer outra ferramenta, (martelo, serrote de aço, chave de fenda, esmeril, etc.) mais dura que ele, pode-se ainda então, esculpi-lo.

Além de muito barato tem uma enorme gama de utilizações, entre elas a de produzir "protótipos" dos mais diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário