terça-feira, 9 de março de 2010

Novos Materiais de Construção

Novos materiais tornam a construção mais atraente

Introdução:
A crise na indústria de construção civil e o drástico aumento no preço dos combustíveis fósseis provocam a criatividade de industriais, arquitetos e engenheiros em busca de uma maior competitividade, assim criando novos materiais com infinitas funcionalidades.

- O concreto que permite a passagem de luz

- Tarugos de madeira: a nova solução para o aquecimento

As novidades se concentram em torno de soluções para reaproveitamento de construções existentes.
Com o aumento drástico do preço do gás natural, a grande estrela, porém, é a volta da madeira como combustível para o aquecimento, desta vez em forma de pequenos cilindros de 3 centímetros de comprimento, fabricados sob alta pressão com o reaproveitamento de farelo e restos de madeira.

Além de ser 30 a 40% mais barato do que óleo ou gás, esse tipo de combustível é renovável e livre de gás carbônico. O equipamento que permite o uso dos tarugos de madeira para o aquecimento central custa cerca de 15 mil euros, sendo 20% mais caro que o convencional, uma diferença que é amortizada em oito anos.

- Novidades da tecnologia de informação

Empresas oferecem uma visão bastante representativa das novidades na tecnologia de comunicação e informação para a indústria da construção. A oferta varia de sistemas de software tridimensional para projetos e planejamento até software para estudo de custos e diversas prestações de serviços.

Uma das novidades é o levantamento de medidas através da fotografia digital. O software desenvolvimento pela firma Sander & Doll, de Remscheid, permite o levantamento das medidas de uma fachada, por exemplo, em poucos minutos, tendo como base uma foto.

A operação é muito fácil: o usuário faz uma foto da fachada com uma câmera digital e a transfere para um computador. Ele abre então o programa que transforma a foto em desenho de levantamento, no qual o usuário corrige com poucos cliques as distorções da perspectiva e da curvatura.

- Luminária em LiTraCon

As novidades são tantas que até mesmo escritórios especializados em novos materiais já foram instalados para prestar assistência a arquitetos, engenheiros e à clientela em geral.

O concreto translúcido é sem dúvida uma solução que tem tudo para emplacar, principalmente em países de clima quente, onde não há necessidade de isolamento térmico.

O LiTraCon é um pré-fabricado de concreto e fibra ótica, na proporção de 95% de concreto para 5% de fibra ótica. Ele permite até 70% de transparência e possui as mesmas qualidades de resistência de um bloco de concreto. A espessura pode variar de 2 a 50 centímetros.

- Madeira líquida

Arboform ou "madeira líquida" é a nova substância desenvolvida por pesquisadores. A mistura de farelo de madeira com uma massa de lignino e outras substâncias orgânicas conhecidas como "bioplásticos" permite maleabilidade à madeira quando esta é aquecida.

Tanto na indústria automobilística e da construção civil como na fabricação de móveis, o emprego da "madeira líquida" é ilimitado. Além de não ser combustível, é renovável e praticamente impermeável.


Conclusão:

Dessa forma, pode-se ter uma noção de que o processo de evolução de materiais utilizados na construção civil, vem crescendo a cada dia. Sendo que, aqui só visto materiais específicos desta área, obviamente, a tecnologia vem trazendo muitas novidades para várias áreas de atuação científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário